Zero Morte de Motociclistas na Faixa Azul da Avenida dos Bandeirantes


  Zero Morte de Motociclistas na Faixa Azul da Avenida dos Bandeirantes

Inaugurada em 06 de outubro de 2023 a Faixa Azul é utilizada por 91% dos motociclistas

Uma grande notícia para a Segurança Viária da cidade de São Paulo. A Faixa Azul das avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay completou um ano em operação e nenhuma morte de motociclista foi registrada. Para o Vereador Ricardo Teixeira (União) e um dos criadores da Faixa Azul enquanto Secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) o fato é muito positivo. “A Faixa Azul é um marco na segurança para os motociclistas e motoristas. Temos de comemorar Zero Morte no local. Salvamos Famílias e salvamos Vidas”, afirmou.

O número de motociclistas que utilizam a Faixa Azul é de 91%, já que a faixa não é exclusiva e pode ser utilizada em caso de trânsito lento.

Além disso, a taxa de severidade em que se atribuem pesos aos sinistros pela sua importância – no caso, sinistro com danos materiais são menos importantes e com óbitos são muito mais importantes – bem como a relação entre o volume de veículos e a extensão da via, temos um dado bastante significativo: para quem utiliza a Faixa Azul, a taxa de severidade é de 1,53 UPS/Milhão de Motos/Km. Fora dela, a taxa sobe para 11,76 UPS/Milhão de Motos/Km.

Para o Vereador Ricardo Teixeira os dados só demonstram a decisão acertada em investir em uma solução de segurança em que privilegia o compartilhamento seguro do trânsito. “Não é mágica. É olhar o comportamento dos motoristas, motociclistas, pedestres, ciclistas, de todos que fazem parte do trânsito. A Faixa Azul só deixou mais seguro e visível um local que já era rotineiramente utilizado pelas motos. Dessa forma, houve o acalmamento do tráfego, a diminuição dos acidentes graves e Zeramos as mortes. Todos compartilhando um trânsito mais seguro e gentil, como deve ser”, disse.

Em março de 2023, o Vereador Ricardo Teixeira, enquanto Secretário de SMT entregou na Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) pedido para ampliação da Faixa Azul. Em setembro de 2023, o pedido foi autorizado e São Paulo vai recebem mais 71 km de Faixa Azul. Até 2024 serão 200 km.

Sobre o Autor

Ana Paula

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *